Categorias
educacao

A Guerra do Pacífico (1879 – 1884)

A Guerra do Pacífico foi um conflito que envolveu diretamente Chile, Peru e Bolívia por aproximadamente cinco anos. Esse episódio tem profundos impactos na Geografia, na economia e na política desses países até hoje, resultando em constantes tensões diplomáticas.

Vamos conhecer um pouco mais?

Antecedentes:

  • Pouca precisão em fronteiras dos países sul-americanos desde os tempos de colonização espanhola;
  • Relativa estabilidade política e econômica no Chile;
  • Crise econômica no Peru;
  • Grande instabilidade política na Bolívia.

O que estava em jogo?

A região de Antofagasta, atual extremo norte do Chile.

Essa região pertencia originalmente à Bolívia e dava aos bolivianos uma saída para o mar. É uma área inóspita, predominantemente desértica e abriga o deserto do Atacama, conhecido como o deserto mais seco do mundo. A princípio, essa região não tinha muita importância e permaneceu pouco explorada até o século XIX, quando foram descobertas fontes de guano (material que serve como adubo e que tem grande valor de mercado) e salitre (nitrato de potássio, utilizado como fertilizante e na fabricação de explosivos, também com grande valor mercadológico).

O pré-guerra:

Como o Chile tinha melhores condições políticas e econômicas e contava com o apoio do capital da Inglaterra, a grande maioria das empresas instaladas no Deserto do Atacama eram chilenas e de capital inglês. Naturalmente, uma grande quantidade de chilenos foram habitar a região, que pertencia à Bolívia. A partir disso, foi feito um acordo comercial entre os dois países, entretanto, a ocupação da região por chilenos e os interesses do país vizinho na região preocupavam o governo boliviano. Como medida de precaução, a Bolívia assina em 1873 um tratado de ajuda mútua com o Peru, que também via com preocupação um possível expansionismo chileno.

Em 1878, no auge de sua crise política e econômica, a Bolívia resolve aumentar os impostos sobre as empresas chilenas instaladas na região, o que ia contra o acordo comercial assinado anos antes. Em resposta, o Chile envia uma tropa ao porto de Antofagasta, dando início aos conflitos. O Peru ainda tenta resolver a questão por vias diplomáticas, mas sem êxito.

A guerra:

Em 1879 a guerra teve início com tropas chilenas avançando sobre o território boliviano. Mas, num segundo momento, os principais acontecimentos foram no Oceano Pacífico, na costa oeste da América do Sul. Isso porque a região em disputa é extremamente inóspita, com elevadas amplitudes térmicas (variação na temperatura), escassez extrema de recursos hídricos, impossibilidade de cultivo de alimentos e dificuldade de transporte de tropas e suprimentos. Sendo assim, todo o transporte deveria ser feito pelo mar e, consequentemente, quem dominasse o litoral teria enorme vantagem na guerra. A Bolívia, em meio à grave crise, praticamente não tinha marinha. O Peru, também em crise, tinha uma frota mais antiga. Já o Chile possuía uma frota mais moderna, o que lhe deu grande vantagem.

No início, o Peru, apesar de sua inferioridade, consegue bons resultados graças às atividades do mítico Almirante Grau. Entretanto, a frota chilena, mais numerosa e em melhores condições, consegue reverter a situação e, após briosa resistência dos homens do almirante Grau a bordo do navio peruano Huáscar, o Chile finalmente consegue a soberania no litoral. A partir daí, com bloqueios de suprimentos para as minguadas tropas bolivianas e peruanas, o Chile consegue se impor e vencer a guerra também em solo desértico.

A Argentina, que também tinha divergências territoriais com o Chile, cogitou a se posicionar a favor de Peru e Chile. Entretanto, o Chile prometeu abrir mão da disputa por boa parte da região da Patagônia (extremo sul do continente) e os hermanos mantiveram a neutralidade.

Resultado:

Já com a vitória confirmada, o exército chileno adentrou o território peruano até a capital Lima, efetuando saques e causando terror na população civil peruana. Esse episódio é visto até hoje como uma covardia e motivo de vingança para a população peruana, que nutre grande rivalidade em relação aos chilenos.

Já a Bolívia perdeu seu território para o Chile e ficou sem saída para o mar, o que é motivo de vários problemas de ordem econômica até hoje. Desde então,  uma série de tentativas diplomáticas foram feitas, mas sem sucesso, e a busca por uma saída para o Pacífico consta na atual constituição boliviana.

Enquanto isso, o Chile, vencedor da guerra, aumentou seu território e explorou por anos o guano e o salitre da região. Mais tarde, foram encontradas ainda enormes minas de cobre, o que ajuda a tornar o Chile o maior produtor de cobre do mundo.

E é isto! Até a próxima…

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Eu Militar

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading