
Profissões:
Área Técnica – Eletroeletrônica:
Técnico em Automação Industrial; Técnico em Eletroeletrônica; Técnico em Eletromecânica; Técnico em Eletrônica; Técnico em Eletrotécnica; Técnico em Eletrotécnica Naval; Técnico em Mecatrônica.
Área Técnica – Mecânica:
Técnico em Manutenção Automotiva; Técnico em Mecânica; Técnico em Mecânica Naval; Técnico em Mecatrônica; Técnico em Refrigeração e Climatização; Técnico em Manutenção de Máquinas Pesadas; Técnico em Mecânica da Precisão.
Saiba mais:
A atribuição principal é o guarnecimento dos navios de superfície, submarinos e aeronaves da Marinha do Brasil para a execução de tarefas relativas à operação e manutenção de equipamentos e sistemas, à conservação de compartimentos e materiais e da participação em serviços gerais e específicos nesses meios. Porém, também podem ser designadas para funções técnicas ou administrativas.
As Praças do QTPA ingressam na Marinha com o ensino técnico de nível médio completo, obtido no meio civil, e realizam curso de formação militar naval que as capacita para exercer suas atividades profissionais, inicialmente como Terceiro-Sargento, dentro de uma especialidade para a qual concorreram e em que são capacitadas.
Principais requisitos:
Ser brasileiro nato ou naturalizado;
Ser do sexo masculino;
Ter 18 anos completos e menos de 25 anos de idade no dia 1º de janeiro do ano do curso;
Ter concluído o curso técnico de nível médio relativo à Área Técnica a que concorre;
Ter idoneidade moral;
Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar e da Justiça Eleitoral;
Estar registrado no órgão fiscalizador da profissão a que concorre.
Etapas do Concurso:
1) Prova Escrita de Conhecimentos Profissionais para cada Área Técnica;
2) Redação;
3) Eventos Complementares constituídos de:
a) Verificação de Dados Biográficos (VD);
b) Inspeção de Saúde (IS);
c) Teste de Aptidão Física (TAF) – Natação e Corrida;
d) Verificação de Documentos (VD); e
e) Avaliação Psicológica (AP).
4) Curso de Formação composto de:
a) Período de Adaptação (eliminatório); e
b) Curso de Formação propriamente dito (eliminatório e classificatório).
Provas a serem realizadas:
Prova Escrita de Conhecimentos Profissionais para cada Área Técnica e Redação.
O Curso de Formação:
Os candidatos titulares serão convocados para realização do Período de Adaptação, que terá duração de cerca de quatro semanas. Durante esse tempo, o aluno será submetido a exames específicos para tornar-se submarinista. Caso seja reprovado, ele será desligado da Marinha do Brasil.
Após isso, o candidato fará o Curso de Formação de Sargentos (C-FSG), de caráter eliminatório e classificatório, composto por dois módulos:
Módulo 1: Formação Militar Naval. Prepara o aluno para o exercício de funções peculiares à graduação de sargento do QTPA.
Módulo 2: Compatibilização técnica para a especialização. Amplia e atualiza os conhecimentos, compatibilizando a formação técnica de nível médio obtida no meio civil, com as competências necessárias correspondentes às especialidades Comunicações Interiores (CI), Eletricidade (EL), Máquinas (MA) e Motores (MO).
Ao final do módulo I, por ordem de classificação nesse módulo, farão a opção por uma especialidade. Os alunos da Área Técnica de Eletroeletrônica optarão por CI ou EL. Os alunos da Área Técnica de Mecânica optarão por MA ou MO.
Os alunos que forem aprovados no Curso de Formação de Sargentos serão matriculados no Curso de Subespecialização de Submarinos para Praças (C-Subespec-SB), que terá duração de cerca de 24) semanas no Centro de Instrução e Adestramento Almirante Áttila Monteiro Aché (CIAMA).
Este curso tem o propósito de capacitar o 3ºSG do QTPA para o exercício de atividades em submarinos e tem caráter eliminatório. Os 3º SG do QTPA que forem reprovados serão licenciados do Serviço Ativo da Marinha.
Ao longo do Curso de Formação, os alunos ocuparão a graduação de Cabo e receberão R$3.388,83, de soldo.
Benefícios Durante o Curso:
Curso totalmente gratuito, alojamento, alimentação, ajuda para aquisição de uniformes, assistência médico-hospitalar e alimentação.
Duração:
Curso de Formação de Sargentos é composto por dois módulos:
Módulo I: Formação Militar Naval – cerca de cinco meses e meio
Módulo II: Compatibilização técnica para a especialidade – cerca de seis meses
Curso de Subespecialização: cerca de 24 semanas.