
Colégio Naval
O Colégio Naval é uma instituição militar de nível médio que prepara os jovens, visando o ingresso no Corpo de Aspirantes da Escola Naval, que é a instituição de ensino superior da Marinha do Brasil onde são formados os seus oficiais. No Colégio Naval busca-se incutir o gosto pelo mar e pelas coisas marinheiras, além de proporcionar uma sólida formação intelectual, moral e militar-naval.

Escola Naval
A Escola Naval é a instituição de ensino superior da Marinha do Brasil, sendo a mais antiga do país, com o objetivo de formar oficiais para os postos iniciais das carreiras dos Corpos da Armada (CA), Fuzileiros Navais (CFN) e Intendentes da Marinha (CIM).

Escola de Aprendizes-marinheiros
O Concurso Público de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros exige o ensino médio desde 2016 e os aprovados terão formação técnica dentro da Marinha.

Corpo Auxiliar de Praças (CAP)
O Corpo Auxiliar de Praças (CAP) destina-se a executar e apoiar, no nível técnico, as gestões Administrativa, Operativa e de Saúde da Marinha.

Fuzileiros Navais
Os Fuzileiros Navais, são uma força integrante da Marinha do Brasil responsável pela segurança de assuntos que dizem respeito aos interesses navais do País. Prontos para entrar em ação em terra ou na água, também são chamados de “Anfíbios”.

Quadro Técnico de Praças da Armada (QTPA)
A atribuição principal é o guarnecimento dos navios de superfície, submarinos e aeronaves da Marinha do Brasil para a execução de tarefas relativas à operação e manutenção de equipamentos e sistemas, à conservação de compartimentos e materiais e da participação em serviços gerais e específicos nesses meios.

Quadro Complementar – CA – FN
É o Corpo de Oficiais que conduz, opera e mantém os navios de guerra, de pesquisa e de apoio da Marinha do Brasil e executa funções administrativas e operativas em organizações militares de terra. É composto pelos Oficiais do Quadro de Oficiais da Armada, oficiais oriundos da Escola Naval, e pelos oficiais que ingressam pelo Quadro Complementar de Oficiais da Armada (QC-CA).

Quadro Complementar – Oficiais Intendentes
É o Corpo de Oficiais que gerenciam e conduzem as atividades de Administração, Abastecimento e Finanças nas Organizações Militares da Marinha.

Quadro Técnico (QT)
Enquanto o aluno estiver no Curso de Formação de Oficiais (CFO), ele é considerado guarda-marinha e ao se formar passa a ocupar o posto de Primeiro-Tenente.

Corpo de Saúde – Quadro de Médicos
O Quadro de Médicos do Corpo de Saúde da Marinha (CSM) é voltado para Oficiais atuarem na Medicina assistencial (Ambulatórios, Policlínicas e Hospitais Navais), Medicina operativa (navios e tropas), Medicina pericial (Juntas de Saúde) e pesquisas médicas (em Instituto de Pesquisas Biomédicas).

Corpo de Saúde – Quadro de Cirurgiões-Dentistas
O Corpo de Saúde da Marinha (CSM) destina-se a suprir a Marinha com Oficiais para o exercício de cargos técnicos relativos às atividades necessárias à manutenção da higidez do pessoal militar da Marinha.

Corpo de Saúde – Quadro de Apoio à Saúde
Enquanto o aluno estiver no Curso de Formação de Oficiais (CFO), ele ocupa o posto de Guarda-Marinha e ao se formar passa a ocupar o posto de Primeiro-Tenente. A carreira do Quadro de Apoio à Saúde compreende os seguintes postos: Primeiro-Tenente, Capitão-Tenente, Capitão de Corveta, Capitão de Fragata e Capitão de Mar e Guerra.

Corpo de Engenheiros da Marinha
É o Corpo de Oficiais que gerencia e conduz as atividades de pesquisa, desenvolvimento, manutenção e projetos de meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais e de seus equipamentos, além de realizar outras atividades específicas de cada especialidade na área de Engenharia.

Capelão Naval
Após a aprovação no curso de formação, serão nomeados Oficias da Marinha do Brasil, no posto de Primeiro-Tenente e passarão a receber remuneração atinente a sua graduação (R$ 11 mil, já contando com adicionais), além de diversos benefícios, como alimentação, auxilio fardamento e assistências médica-odontológica, psicológica, social e religiosa.

Especialização em Enfermagem
O C-EENF do Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD) é resultante de convênio entre a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) – Escola de Enfermagem Alfredo Pinto e a Marinha do Brasil – Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD), tendo a duração de dois anos, nas modalidades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Assistência com carga horária de 60 horas semanais.