Escola de Aprendizes-marinheiros

O Concurso Público de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros exige o ensino médio desde 2016 e os aprovados terão formação técnica dentro da Marinha.

Principais requisitos:

Ser brasileiro nato ou naturalizado;

Ter 18 anos completos e menos de 22 no dia 1º de janeiro do ano do curso;

Ter concluído o Ensino Médio ou estar em fase de conclusão;

Exclusivo para sexo masculino;

Ter idoneidade moral e bons antecedentes de conduta;

Estar em dia com as obrigações civis e militares.

Etapas do Concurso:

1)  Prova  escrita  objetiva  única,  de  caráter  eliminatório  e  classificatório,  com  50 questões de conhecimentos gerais de Matemática, Português e Ciências (Física e Química) e Inglês;

2) Eventos complementares, de caráter eliminatório, constituídos de:

a) Verificação de Dados Biográficos (VDB);

b) Inspeção de Saúde (IS);

c) Teste de Aptidão Física (TAF) – Natação e Corrida;

d) Avaliação Psicológica (AP);

d) Verificação de Documentos (VD); e

d) Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH).

3) Curso de Formação composto de:

a) Período de Adaptação (eliminatório); e

b) Curso de Formação propriamente dito (eliminatório e classificatório).

Provas a serem realizadas:

Prova com 50 questões distribuídas por Português, Matemática e Ciências.

O Curso de Formação:

Duração: 48 semanas de curso sob regime de semi-internato.

Primeira fase: Formação militar-naval (Aprendiz de Marinheiro).

Segunda fase: Especialização Técnica inicial e continuada, em uma das três áreas escolhidas no ato da inscrição (Grumete).

Plano de Carreira:         

As Escolas de Aprendizes-Marinheiros são a porta de entrada para quem pretende ser Praça da Marinha, que são os militares que entram com ensino médio ou técnico.

Existem quatro Escolas de Aprendizes-Marinheiros no país: a Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC), em Florianópolis; a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE) em Fortaleza; a Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco (EAMPE), em Recife e a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES), em Vila Velha. O candidato pode escolher em qual Escola deseja cursar na hora de realizar a inscrição.

Enquanto estiver no curso, o aluno é considerado Grumete e após a sua formatura torna-se Marinheiro com formação técnica dentro da Marinha.

A carreira das Praças inicia-se na graduação de Marinheiro, seguida por Cabo, Terceiro-Sargento, Segundo-Sargento, Primeiro-Sargento e Suboficial.

Benefícios Durante o Curso:     

Ajuda de R$981 mensais, curso totalmente gratuito, alojamento, alimentação, ajuda para aquisição de uniformes, assistência médico-hospitalar e alimentação.

Situação após o curso: 

O Aprendiz-Marinheiro presta juramento à Bandeira em cerimônia  na Escola e é promovido a Marinheiro, dentro de uma das três áreas escolhidas, sendo assim incorporado ao Corpo de Praças da Armada (CPA). Ele permanece três anos nesta graduação.

No primeiro ano, é designado para servir (preferencialmente), a bordo de Navios da Marinha e também deve escolher dentro de sua área qual especialidade irá cursar no terceiro ano. No total, a Marinha oferece cerca de 30 especialidades.