Colégio Naval

O Colégio Naval é uma instituição militar de nível médio que prepara os jovens, visando o ingresso no Corpo de Aspirantes da Escola Naval, que é a instituição de ensino superior da Marinha do Brasil onde são formados os seus oficiais. No Colégio Naval busca-se incutir o gosto pelo mar e pelas coisas marinheiras, além de proporcionar uma sólida formação intelectual, moral e militar-naval.

 O Aluno ingressa mediante concurso público e, no período que passa no Colégio, recebe os conhecimentos do ensino médio, acrescidos de instrução militar-naval especializada, ministrados por seleto corpo de Professores e Oficiais. Alia-se a este aprendizado acadêmico e militar a intensa prática desportiva, que visa aprimorar a condição física dos Alunos. O curso do Colégio Naval tem a duração de três anos, em caráter de internato, com uma  rotina militar diária em que os seus alunos se preparam para o futuro curso da Escola Naval.

Principais requisitos:Ser brasileiro nato;

Ter 15 anos completos e menos de 18 no dia 1º de janeiro do ano do curso;

Ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental ou estar em fase de conclusão;

Não ser casado ou ter constituído união estável, permanecendo assim durante todo o período em que estiver no Colégio Naval;

Ser do sexo masculino;

Ter idoneidade moral e bons antecedentes para a situação de futuro oficial da Marinha;

Estar em dia com as obrigações civis e militares.

Etapas do Concurso:

1)  No  primeiro  dia  será  aplicada  uma  prova  objetiva  das  disciplinas  de  Matemática  e Inglês, que terá duração de cinco horas e será constituída de 40 questões, sendo 20 de Matemática e 20 de Inglês. No segundo dia serão aplicadas uma prova objetiva das disciplinas  de Português, Estudos  Sociais  e  Ciências  e  uma  Redação,  com  duração  total  de  quatro  horas.  A  prova objetiva será constituída de 50 questões, sendo: 20 de Português, 12 de Estudos Sociais e 18 de Ciências.

2) Eventos Complementares eliminatórios constituídos de:

a) Inspeção de Saúde (IS);

b) Teste de Aptidão Física (TAF) – Natação e Corrida;

c) Avaliação Psicológica (AP);

d) Verificação de Documentos (VD); e

e) Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH).

3) Curso de Formação composto de:

a) Período de Adaptação (eliminatório); e

b) Curso de Formação propriamente dito (eliminatório e classificatório).

Provas a serem realizadas:

Provas objetivas

Serão cobradas 20 questões de Matemática e 20 de Inglês na primeira fase. Já a segunda contará com 20 questões de Português, 12 de Estudos Sociais, 18 de Ciências e uma Redação.

Redação

A Redação  vale 100 pontos com pelo menos 20 linhas contínuas e máximo de 30, sendo descontados cinco pontos por cada linha não preenchida ou preenchida em excesso.

Na correção, são consideradas a Estrutura e Conteúdo (50 pontos), sendo Coesão e Coerência, com até 30 pontos, Título e Assunto, com até 20 ponto.Já em Expressão, serão até 50 pontos.

São corrigidas as Redações dos candidatos com as maiores médias nas provas escritas até o limite de três vezes o número de vagas, considerando os empates na última posição. Quem tirar menos que 50 é eliminado.

Eliminação das provas:

Serão considerados eliminados os candidatos que, em qualquer fase, obtiverem nota inferior a 50 numa escala de 0 a 100 em cada disciplina ou na Redação.

O Curso de Formação:

Após serem aprovados na Prova Objetiva, no Teste de Aptidão Física e na Inspeção de Saúde, os candidatos entram no Período de Adaptação, em regime de internato, com duração de três semanas, podendo sair para visitar a família após a primeira. Terminada essa etapa, os rapazes se formam e recebem platinas de alunos do Colégio Naval.

Passada a Adaptação, é iniciado o Curso de Preparação de Aspirantes, com duração de três anos. Durante esse tempo, os alunos estudam disciplinas do Ensino Médio, recebem instruções militares e são custeados com uma bolsa auxílio de R$1.044,00, além de receberem diversos benefícios, tais como alojamento, alimentação, ajuda para aquisição de uniformes, assistência médico-hospitalar, entre outros.

O regime é o internato, tendo os finais de semana livres, quando não estão de serviço. É preciso que os alunos sejam aprovados para serem aproveitados no primeiro ano da Escola Naval sem a necessidade de fazer concurso externo.

Benefícios Durante o Curso:     

Bolsa-auxílio de R$1.044,00, mensais, curso totalmente gratuito, alojamento, alimentação, ajuda para aquisição de uniformes, assistência médico-hospitalar e alimentação.

%d blogueiros gostam disto: