Categorias
militarismo

Como começar a estudar para concursos militares?

Fala, pessoal!

Indo para a terceira e última parte da nossa tal “minissérie“ de estudos, nós separamos para vocês umas dicas valiosíssimas que vão facilitar (e muito) a sua vida na hora de organizar uma rotina de estudos sólida e eficaz para quem está começando do zero.

Antes de qualquer coisa, é importante que você tenha em mente quais são as suas motivações (sonho, necessidade, influência, estabilidade ou quaisquer que sejam os seus fundamentos) e qual concurso vai prestar.

Se você ainda tem dúvidas, vamos deixar o link das outras duas postagens (“Por que quero ser militar?“ e “Qual concurso escolher?“) no final dessa publicação.

Após decidir que você pretende seguir carreira militar nós, do Eu Militar, entramos na jogada para te ajudar a se preparar da melhor maneira. Dessa forma, organizamos aqui um passo a passo bem eficiente para quem está começando agora com a vida de “concurseiro“. Veja a seguir:

1º passo: buscar o último edital do curso que você escolheu.

Lá você vai encontrar absolutamente tudo a respeito do concurso que vai prestar. Saberá quais são as matérias, altura mínima, idade exigida, parte física, tempo de duração de prova e muito mais. Então se prepare para ler essa belezinha umas 3 (três) vezes, no mínimo.

2º passo: buscar as provas anteriores.

Agora que você já comeu o edital com arroz e feijão e sabe tudo sobre o concurso, pode começar com a resolução das provas anteriores. Pegue uma prova ao acaso e resolva no tempo estipulado pela própria instituição. É importante que você vá na cara de pau, sem nem mesmo abrir um livro antes, assim conseguirá ver em quais assuntos tem mais dificuldades e no que precisará dar ênfase ao montar sua rotina de estudos.

Esqueça teu quarto ou tua casa, a partir do momento que pegar a prova você estará na sala de aula prestando concurso. É importante seguir algumas regras, como: pausa só para ir ao banheiro ou beber água, sem consulta, celular desligado ou, no máximo, no cronômetro e, quando terminar o tempo estipulado, pare imediatamente, independentemente da quantidade de questões que realizou.

3º passo: a correção.

No início é provável que você não se saia tão bem quanto o esperado, mas isso é algo normal e – acredite – todos nós já passamos por isso.

Quando for corrigir seu cartão de respostas você precisa ser honesto consigo mesmo. Não tem aquela de “Ah, mas eu quase marquei essa opção aqui, vou dar meio certo“ ou “hmm, errei de bobeira, mas o assunto eu sabia, então não vou considerar como errado“. A partir desse momento será possível definir quais são os tópicos que precisa priorizar.

4º passo: Procurar os livros da bibliografia.

Essa parte será encontrada no próprio edital do concurso. A partir da bibliografia você conseguirá compreender de onde surgiram as questões que são cobradas na prova.

Sinto te informar que não há uma fórmula mágica, então a melhor forma de estudar é com base na resolução de exercícios.

Viu toda a parte teórica de determinado assunto?

Se a resposta for “sim“, você está no caminho certo!

Esse é aquele momento em que o filho chora e a mãe não vê, mas com foco e determinação nós vamos passar por essa fase juntos.

  • Fique atento também ao conteúdo programático de cada matéria para que você não perca tempo e atenção estudando conteúdos que não serão cobrados, a menos que realmente queira estudá-los.

5º passo: montar um cronograma de estudos.

Esse nosso último passo atinge uma área bem particular da vida de cada um. As condições para montar um bom cronograma de estudos vão variar de aluno para a aluno, dependendo se você trabalha, estuda (escola/faculdade/curso), e diversos outros fatores que podem afetar na sua disponibilidade em tempo integral nesse período de preparação.

O melhor conselho que podemos te dar é: Quando não estiver dormindo, comendo, trabalhando ou no banheiro, esteja estudando. Depois que passar na prova você pensa em sair com os amigos, baixar aquele jogo no celular novamente e dar festinha em casa. Agora, nessa fase de preparo, é preciso ter concentração nos estudos.

Ficamos por aqui!

Links:

1) Por que quero ser militar?

https://eumilitar.blog/2020/06/04/por-que-quero-ser-militar/

2) Qual concurso escolher?

https://eumilitar.blog/2020/06/05/qual-concurso-escolher/

Para saber mais sobre esse assunto assista o vídeo completo no nosso canal no YouTube:

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: